Injeção Eletrônica

Com a rápida evolução dos motores dos automóveis, o velho carburador começou a não conseguir suprir as necessidades dos novos veículos, no que se refere à emissão de gases, economia de combustível, potência, respostas rápidas nas acelerações, etc. Partindo dessa constatação, a Bosch desenvolveu os sistemas de injeção eletrônica de combustível, que têm por objetivo proporcionar ao motor um melhor rendimento com mais economia, em todos os regimes de funcionamento.

Injeção Eletrônica
Injeção Eletrônica

Para que o motor tenha um funcionamento suave, econômico e não contamine o meio ambiente, ele necessita receber uma mistura ar/combustível perfeita, em todas as faixas de rotação.

Um carburador, por melhor que seja e por melhor que esteja sua regulagem, não consegue alimentar o motor na proporção ideal de mistura.

Os sistemas de injeção eletrônica têm essa característica, ou seja, permitem que o motor receba somente o volume de combustível que ele necessita.

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O que é Injeção Eletrônica?

A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor a explosão. Ou seja, é o sistema responsável pelo controle da mistura entre ar e combustível que faz o motor do carro funcionar. Há poucos anos essa função era exercida pelo carburador, como falamos anteriormente. Entretanto, como o controle era feito mecanicamente, o controle sobre a mistura era bem menor, fazendo com que ela não fosse homogênea.

Injeção Eletrônica
como funciona a Injeção Eletrônica

Como funciona a Injeção Eletrônica?

Composta por sensores, atuadores e uma central de informações, a injeção eletrônica é mais fácil de compreender do que parece. Basicamente, os sensores – que são vários, como de pressão, temperatura e velocidade – analisam o funcionamento do motor.

Essas informações são repassadas para a central de informações, que gerencia os atuadores. Os atuadores – que também são variados, como injetores, bobinas e bomba de combustível -, por sua vez, são responsáveis pela alimentação e queima do combustível no motor.

Nos carros com motor flex, a central de informações identifica qual combustível está no tanque ou qual é a melhor proporção de combustíveis a ser usada.

Etapas de Funcionamento

1ª etapa

Dê a partida no automóvel. Com isso, os pistões farão um movimento de subir e descer e, em seguida, o sensor de rotação informará a atividade para a unidade do sistema de injeção eletrônica.

2ª etapa

Na segunda etapa, o pistão vai gerar uma aspiração no coletor e um vácuo na atmosfera que passará por uma borboleta de aceleração e por um medidor até chegar aos cilindros do motor.

3ª etapa

Por fim, a Central de Comando terá a informação sobre o volume de ar admitido, identificando o que fazer com essa unidade para permitir que as válvulas de pressão tenham a quantidade de combustível adequada para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica. É assim que se estabelece a relação ideal entre ar e combustível (que é chamada de mistura) em um veículo.

Quanto mais adequada a mistura, melhor o rendimento e a economia, com uma menor emissão de gases poluentes. Os sistemas de injeção são constituídos basicamente por sensores e atuadores.

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O que são Sensores e atuadores?

Sensores: São componentes que estão instalados em vários pontos do motor e servem para enviar informações à unidade de comando (sinais de entrada). Ex.: sensor de temperatura.

Atuadores: São componentes que recebem informações da unidade de comando e atuam no sistema de injeção, variando o volume de combustível que o motor recebe, corrigindo o ponto de ignição, marcha lenta, etc. Ex.: atuador de marcha lenta.

Os sistemas de injeção podem ser de dois tipos: Multiponto (LE-Jetronic e Motronic) e Monoponto (Mono Motronic).

sensores e atuadores Injeção Eletrônica

Quais os benefícios da Injeção Eletrônica?

A injeção eletrônica serve para controlar a mistura entre ar e combustível no motor. E cada vez mais a injeção eletrônica está sendo aperfeiçoada e, com isso, logo vão aumentando os benefícios. Hoje em dia é difícil encontrar automóveis que não possuam esse sistema.

Na lista de benefícios podemos citar:

  • Menor emissão de gases nocivos: pois com o maior aproveitamento do combustível não existe sobras para ser liberadas.
  • Partidas mais rápidas: já que a injeção dispensa a utilização do afogador.
  • Rendimento do motor: com a utilização apenas do combustível necessário, há um melhor funcionamento evitando entupimento das agulhas.
  • Mais economia: não haverá gastos desnecessários no motor.

Agora você já entende como funciona a injeção eletrônica do seu automóvel, aproveite para avaliar esse texto e comente caso tenha dúvidas.

Problemas na Injeção Eletrônica?

Motor engasgando e com pouco rendimento, luz injeção acessa, marcha lenta irregular, carro fraco, falhando e pouca potência do automóvel são alguns dos principais problemas relacionados à injeção eletrônica.

Outras complicações comuns

  • Dificuldade na partida:

Se o seu automóvel não pega de primeira e você tem dificuldades para dar a partida pode ser um sinal de que há falhas na injeção eletrônica. Neste caso, leve o automóvel a uma oficina mecânica ou auto center para que seja avaliado por um profissional especializado.

  • Consumo excessivo de combustível

Você reparou que o carro está consumindo mais combustível do que de costume? Cuidado, esse pode ser outro sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com problemas. Portanto, é bom ficar de olho!

Injeção Eletrônica

Recomendações com a Injeção Eletrônica

A injeção eletrônica é uma parte bastante durável do carro, mas, mesmo assim, necessita de manutenção e cuidados. O recomendável é que você realize uma inspeção a cada 30 mil quilômetros rodados. Caso seja necessário, limpe os bicos da injeção eletrônica, pois a sujeira pode acabar entupindo o sistema.

Os sistemas de ignição e de injeção de gasolina estão baseados em mais de 100 anos de pesquisas da Bosch. Assim, muitos fabricantes de automóveis têm a Bosch como fornecedora de seu equipamento original, o que assegura sua liderança no mercado de peças de reposição. Além de um programa completo que abrange milhares de itens de injeção a gasolina, a Bosch também oferece as peças de reposição e desgaste correspondentes para autopeças e oficinas.